MADEIRA

A INSTALAÇÃO DE REDES DE NOVA GERAÇÃO VAI ABRANGER 5 CONCELHOS DA MADEIRA, CONFORME ASSINALADO NA IMAGEM.


À semelhança da Zona Centro e dos Açores, a Fibroglobal assinou com o Estado, em abril de 2013, um contrato de adjudicação da instalação, gestão, exploração e manutenção de uma rede de comunicações eletrónicas de alta velocidade na Região Autónoma da Madeira. A entrada em vigor do contrato está dependente da decisão definitiva de atribuição do financiamento público requerido pela Fibroglobal, que se considera verificada com a assinatura do Contrato de Financiamento com o Fundo Investir+ e que até ao momento não foi possível assegurar. A Fibroglobal continua a desenvolver neste âmbito contactos com as autoridades competentes.



SERVIÇOS

A Fibroglobal propõe-se implementar e disponibilizar aos operadores de telecomunicações interessados, três níveis de ofertas grossistas suportadas na rede de comunicações eletrónicas de alta velocidade da Madeira, a saber:

I) Acesso Virtual à Rede (Bitstream Avançado): Esta oferta disponibiliza conectividade Ethernet extremo-a-extremo e débitos até 100 Mbps, entre a rede de qualquer entidade beneficiária da oferta e as instalações do seu cliente final, suportada em tecnologia GPON no acesso e Ethernet na componente de agregação. O acesso é disponibilizado a múltiplas beneficiárias da oferta e é efetuado a nível centralizado, permitindo-lhes fornecer serviços retalhistas em toda a extensão da rede. A plataforma de suporte foi dimensionada para assegurar um débito mínimo de 40 Mbps.

II) Acesso Físico a Elementos da Rede (Fibra Óptica): Esta oferta providencia às beneficiárias acesso à rede de fibra ótica construída no âmbito do projeto da Madeira, com base em duas topologias, ponto-multiponto e ponto-a-ponto, sendo a primeira suportada em tecnologia PON. A oferta, que disponibiliza a ligação em fibra ótica entre Pontos de Agregação de Acesso e as instalações dos clientes finais, permitirá às beneficiárias da oferta suportar os mais variados serviços retalhistas, incluindo ofertas triple-play avançadas.

III) Acesso a Infra-estruturas (Condutas e Postes): Esta oferta disponibiliza espaço para os cabos e equipamentos das beneficiárias da oferta em todas as novas infraestruturas (condutas, postes e infraestrutura associada) construídas para a implementação da rede de comunicações eletrónicas de alta velocidade associada a este projeto.


Em síntese, as ofertas grossistas propostas pela Fibroglobal permitirão às entidades que a ela vierem a recorrer, o desenvolvimento e prestação de todo o tipo de serviços retalhistas de alta velocidade suportados na rede de comunicações eletrónicas da Madeira.

O documento com a descrição detalhada de cada oferta onde se apresentam as condições aplicáveis, características técnicas, procedimentos e especificações técnicas e se explicitam os níveis de serviço, os preços e a cobertura das ofertas, será disponibilizado de forma atempada de acordo com o calendário do projeto.



2012 © FIBROGLOBAL. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.