NOTÍCIAS

MEDIA CENTRE DA FIBROGLOBAL

Fibroglobal selecionada para a escolha final do Prémio Telecom.com Awards 2015
24-09-2015

O projeto de Redes de Nova Geração em Zonas Remotas dos Açores, desenvolvido pela Fibroglobal, empresa do Grupo Visabeira, e que conta com a PT Portugal como parceira para os serviços retalhistas, foi selecionado para os Prémios Telecoms.com 2015, na categoria “Connecting the Unconnected” (Ligando os Sem Ligação). 
O projeto implementou Redes de Nova Geração em Fibra Ótica nos 12 concelhos dos Açores que tinham menor acesso a serviços avançados de banda larga: Calheta, Corvo, Lajes das Flores, Lajes do Pico, Madalena, Nordeste, Povoação, Santa Cruz da Graciosa, Santa Cruz Das Flores, São Roque do Pico, Velas e Vila do Porto, assegurando em cada concelho uma cobertura mínima de 50% da população (em média assegura 60%). A Fibroglobal estabeleceu uma parceria com a MEO (PT Portugal), para assegurar a disponibilização de serviços retalhistas avançados sobre fibra ótica e disponibiliza a rede a qualquer outro operador interessado. 

A rede foi construída em 2013 e disponibilizada a partir do inicio de 2014. Até ao final de Agosto já foram instaladas mais de 6000 ligações em fibra ótica, atingindo-se uma penetração nas zonas cobertas de 60%.

Uma componente fundamental do projeto foi a construção de um cabo submarino ligando as Flores e o Corvo às restantes ilhas do arquipélago e ao mundo, através da sua interligação ao sistema inter-ilhas da MEO. Através do cabo submarino foi possível que as duas ilhas mais remotas e isoladas do arquipélago passassem a ter acesso a serviços de telecomunicações com qualidade idêntica à disponível nas restantes ilhas.

Com o suporte da fibra ótica, as zonas remotas dos Açores passam a poder aceder a serviços avançados de telecomunicações como a telemedicina, o ensino em linha, a administração pública em linha e outros serviços avançados e interativos com impacto significativo na vida das populações e no desenvolvimento económico regional.

A significativa adesão que os serviços disponibilizados tem tido é a melhor prova da sua importância para as populações e empresas das zonas abrangidas, comprovando a importância do projeto para “Ligar os Sem Ligação”.

A concurso para a escolha final do Prémio Telecoms.com 2015 na categoria “Connecting the Unconnected”, a anunciar em 4 de Novembro em Londres, estão mais 4 projetos.




VER TODAS AS NOTICIAS



2012 © FIBROGLOBAL. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.