15-11-2012
Foi assinado em Julho do corrente ano o contrato entre a Fibroglobal e o Programa Proconvergência, relativo ao financiamento das Redes de Nova Geração e Cabo Submarino a construir nos Açores. O contrato prevê um investimento total de 19,4 Milhões de euros nos primeiros três anos, o qual engloba um financiamento público de 12,2 milhões de euros, ou seja de 63%. Com esta assinatura foi dado um passo decisivo para a implementação do projecto o qual arrancou este mês.
O projecto prevê a instalação de Redes de Nova Geração em Fibra Óptica em 12 concelhos dos Açores, assegurando uma cobertura mínima de 50% da população abrangida e permitindo às populações e empresas ter acesso a serviços avançados de alta velocidade.
O projecto inclui na sua rede de transporte a construção de um cabo submarino que irá permitir ligar em fibra óptica, as ilhas das Flores e Corvo ao resto do arquipélago, disponibilizando os serviços de alta velocidade nestas duas ilhas com qualidade idêntica à que estará disponível nas restantes ilhas.